quarta-feira, 13 de outubro de 2010

FUTEBOL DE CAMPO




INTRODUÇÃO
O futebol,(do inglês association football ou simplesmente football) é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado, com um gol em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro do gol adversário, ação que se denomina gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.
HISTÓRIA
A atividade mais antiga que se assemelha ao futebol moderno da qual se tem conhecimento data dos séculos III e II a. C. Estes dados são baseados em um manual de exercícios correspondentes à dinastia Han da antiga China. O jogo era chamado ts'uh Kúh (cuju), e consistia em lançar uma bola com os pés para uma pequena rede. Uma variante incluía uma modalidade onde o jogador deveria passar pelo ataque dos seus adversários. Também no Extremo Oriente, embora cerca de cinco ou seis séculos depois do cuju, existia uma variante japonesa chamada kemari, que tinha um caráter mais cerimonial, sendo o objetivo do jogo manter uma bola no ar passando-a entre os jogadores. O kemari até hoje é praticado no Japão, em eventos culturais.
Nos finais da Idade Média e séculos posteriores desenvolveram-se nas Ilhas Britânicas e em zonas circunvizinhas distintos tipos de jogos de equipe, os quais eram conhecidos como códigos de futebol. Estes códigos foram se unificando com o passar do tempo, mas foi na segunda metade do século XVII que ocorreram as primeiras grandes unificações do futebol, que deram origem ao rúgbi, ao futebol americano, ao futebol australiano etc. e ao desporto que hoje é conhecido em grande parte do mundo como futebol.
Os primeiros códigos britânicos se caracterizavam por terem poucas regras e por sua extrema violência. Um dos mais populares foi o futebol escolar. Por esta razão o futebol escolar foi proibido na Inglaterra por um decreto do Rei Eduardo III, que alegou ser um desporto não-cristão, e a proibição perdurou por 500 anos.O futebol escolar não foi a única forma de jogo da época; de fato existiram outras formas mais organizadas, menos violentas e inclusive que se desenvolveram fora das Ilhas Britânicas. Um dos jogos mais conhecidos foi o calcio fiorentino, originário da cidade de Florência, na Itália, no período da renascença, no século XVI. Este desporto influenciou em vários aspectos o futebol atual, não somente por suas regras, mas também pelo ambiente de festa em que se jogavam estas partidas.
REGRAS

O futebol é regido atualmente por 17 regras, as quais são utilizadas mundialmente, ainda que dentro das mesmas são permitidas certas modificações para facilitar o desenvolvimento das modalidades feminina, infantil e veterana.Embora as regras sejam claramente definidas, existem certas diferenças na aplicação das mesmas que devem-se a vários aspectos. Um aspecto importante é a região onde é realizado o jogo. Por exemplo, na Europa, particularmente na Inglaterra, os árbitros se destacam por ser mais brandos com as faltas e infrações, reduzindo desta maneira as advertências e expulsões, enquanto que em outros lugares, por exemplo na América do Sul, as faltas são penalizadas com cartões com mais frequência.
As regras do jogo estão definidas pela International Football Association Board, organismo integrado pela FIFA e pelas quatro associações do Reino Unido. Para aprovar-se uma modificação as mesmas devem ter pelo menos os votos da FIFA e de 2 dos 4 votos das associações britânicas.
Você não pode levantar os pés mais alto que o peito do adversário, de forma que possa agredilo.
Em um jogo de futebol, somente o goleiro pode pegar a bola com as mãos e somente dentro da área demarcada como grande e pequena área.
A bola não pode sair do campo quadrado, delimitado nas laterais e fundos com linhas brancas.
Os jogadores devem fazer gols na trave ao lado adversário ao seu time.
Para controlar o jogo de futebol existe um árbitro, que controla faltas, saídas de bola e gols.
Quando é feito um gol, o time adversário tem o direito de sair com a bola do meio ­de campo, reiniciando o jogo.

FUNDAMENTOS
Para técnicos e treinadores, o básico que deve-se saber são os fundamentos, mas muitos, nem isso sabem!
Os fundamentos básicos do futebol são conhecidos como: Passe, Chutes, Cabeceio, Cruzamento , Drible entre outros.
O passe, serve para você passar a bola em um momento que você já está fora de sua posição original, ou acha que alguém irá toma-la.
Os chutes, servem basicamente para passar a bola e fazer gols, quanto mais forte e preciso, melhor!
Cabeceio - você pode cabecear a bola em vários momentos, em cruzamentos, desvios de bola, passes de cabeça e até dribles.
Cruzamento - Quando você está em um local onde não consegue chutar ao gol, vê uma pessoa de seu time mais perto e com melhores possibilidades de gol, passa a bola para ele, isso se chama cruzamento.
Drible - Jogada feita para passar o adversário quando você está sendo marcado em uma arrancada ou em qualquer momento que você queira passar por uma barreira adversária.
Existem alguns outros fundamentos que não vamos ver aqui hoje, logo estaremos fazendo um novo artigo com mais detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário