quinta-feira, 18 de março de 2010

INTRODUÇÃO
A Guiana é um país localizado no norte da
América do Sul, entre a Venezuela, o Brasil, o Suriname e o oceano Atlântico. A zona mais habitada é a faixa litorânea constituída por um terreno plano, pantanoso e, em grande parte, posicionado abaixo do nível do mar, para evitar inundações, foi construído um complexo sistema de diques e canais. O interior do país é ocupado pela densa floresta amazônica.
O território foi colonizado no
século XVII por neerlandeses da Companhia das Índias Ocidentais, tornando-se colônia britânica em 1831. Com a vitória eleitoral do Partido Progressista do Povo em 1953, 1957 e 1961, teve início o processo de independência do Reino Unido em 1966. O país, no entanto, permaneceu como membro da Comunidade Britânica. Em 1970, tornou-se república.
Nome do país:RepúblicaCooperativa da Guiana
Forma de governo: República com forma mista de governo. Divisão administrativa: 10 regiões. Principais partidos: Progressista do Povo (PPP), Cívico, Congresso Nacional Popular (PNC). Legislativo: unicameral - Assembléia Nacional, com 65 membros (53 eleitos por voto direto para mandato de 5 anos e 12 delegados regionais eleitos por voto indireto). Constituição em vigor: 1980.
Moeda: Dólar Guyanese
População: 729, 500
Comidas típicas: A mistura de diferentes influências nacionais - índio, africano, chinês, crioulo, inglês, português, Amerindian, norte-americano - dá um sabor distintivo à cozinha Guyanese. Um prato bem conhecido, tradicional no Natal, é a pimenteira, carne cozinhada na mandioca amarga (casareep) molho com pimentão e ervas.
Costumes sócios, festas importante:
Os días feriados oficiais são o 1 de Janeiro Ano Novo, 19 e 23 de Fevereiro, Páscoa 5, 8 e 27 de Abril, Dia do Trabalhador 1 de Maio, 4 e 26 de Julho, 1 de Agosto, 10 de Novembro e 25 e 26 de Dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário